domingo, 3 de outubro de 2010

A importância do zero


 Lá na longínqua Arábia, vivia um número chamado zero. Todos gostavam dele e lhe reconheciam o valor.Os outros números enchiam-no de mimos e constantemente o chamavam:
    - Sr. Zero, venha para junto de mim, se, se colocar à minha direita eu fico maior, mais poderoso...
    Ora o Dois que era um número muito invejoso, resolveu mandar-lhe uma carta, com o objectivo de o envergonhar.
    Nessa carta chamava-lhe mau amigo, pessoa sem préstimo e dizia-lhe que um Zero à esquerda nada valia.
    - Até lhe posso comprovar o que digo - comentou o Dois cheio de energia. - Ora ouça: 0+0+0+0=0; 1+0=1; 2+0=2... e por aí adiante, meu triste Senhor Zero. Está a ver? Eu sou o Dois, lindo e elegante e você nada vale. Está a mais no seu país e no mundo. Desapareça imediatamente, olhe que eu tanto posso representar um par de sapatos como um casal de pombos, veja lá a minha importância!...
    O pobre do Zero, ao ouvir estes insultos, chorou amargamente e resolveu desaparecer do país dos números.
    E eis então o que aconteceu:
    Os carros, que deviam andar a setenta quilómetros por hora, passaram a andar a sete. As pessoas perdiam a paciência e as viagens tornaram-se intermináveis.


 
    Os bancos, onde se acumulavam grandes fortunas, começaram a ter as pobres e tristes moeditas de um e dois euros e as notitas de cinco euros, nada mais!
    − Oh! Que grande desgraça! − gritavam os donos das gordas contas bancárias. − Estamos na miséria, acudam-nos!...
    E o Dois, escondido e envergonhado, ouvia do seu canto todas estas queixas, mas sem nunca dizer uma palavra.
    Foi então que o Nove percebeu a importância do Zero e trepou íngremes montes e desceu inclinados vales, achando que como era o último da série devia resolver o problema.
    Encontrou-o num buraco, escondido e coberto de lágrimas.
    − Perdoe, meu amigo. A quem o insultou mostre que a sua bondade é igual ao seu grande valor e venha de novo para o nosso país.
    O Zero regressou e, pela grande festa que lhe fizeram, percebeu que tinha feito mal dar ouvidos ao Dois.
    Afinal, muitos o amavam e reconheciam a sua importância.

Sem comentários:

Enviar um comentário